Crie uma rede com Linux e Windows

Aprenda sobre o Samba 4

Criar uma rede interna com servidores para compartilhamento e a distribuição de arquivos, que permita impressão remota, e consiga conversar tanto com computadores usando Windows e Linux é uma tarefa mais simples do que parece. Mas para isso, você precisa conhecer o Samba.

Nesse post você vai saber um pouco mais sobre o servidor Samba, como ele funciona, e porque ele pode ajudar empresas e pequenas redes no compartilhamento de dados. Acompanhe:

O que é o Samba?

Samba é um software open source que funciona como servidor em sistemas Linux e Unix, e facilita o compartilhamento e a distribuição de dados em redes que também se comunicam com computadores usando Windows. Como é comum sistemas de TI trabalharem com plataformas criadas para Linux, o uso do Samba se torna essencial para que seja possível transferir arquivos e realizar impressões através da rede entre esses sistemas operacionais diferentes.

Ele foi criado em 1992 pelo australiano Andrew Tridgell quando ele sentiu a necessidade de montar um espaço de disco de um servidor Unix dentro do sistema DOS - do Windows - e desde então é atualizado pela comunidade open source com novas funcionalidades, mais segurança e melhor estabilidade.

O que o Samba faz?

De maneira simples, o Samba é responsável por serviços como:

  • Acesso de arquivos e serviços de impressão;
  • Autorização e autenticação de usuários;
  • Navegação no sistema de arquivos.

Mas além de suas funções básicas, o Samba recebeu atualizações para facilitar serviços que normalmente levariam muito tempo, como o uso do DHCP, que permite ao software enviar novas configurações de rede automaticamente para todos os dispositivos conectados, evitando assim a necessidade de configuração manual.

O sistema de rede do Samba trabalha com autenticação, de forma que é possível proteger arquivos ou pastas específicas usando autorização de usuários ou senhas. Quando um arquivo é colocado na rede, também existe a opção de compartilhar os dados com pessoas específicas (no modo share), onde a senha para o acesso é enviada somente a quem pode visualizar o arquivo.

O Samba também pode ser acessado através de um navegador web, o que é feito a partir de um sistema SWAT (Samba Web Administration Tool), que pode fazer uma ligação direta do servidor com um sistema do Windows Server, e também pode ser usado como FTP com o Ubuntu. Versões atualizadas, como o Samba 4, já dispensam o sistema de servidores da Microsoft e também funcionam como um Active Directory (AD) - uma das principais opções para ambientes que só trabalham com Windows - o que ser uma boa alternativa para cortar os custos de licenças caras.

As vantagens do Samba

O Samba é muito usado em redes que se comunicam com dispositivos que trabalham com versões do Linux voltadas a usuários comuns - como o Ubuntu - e que precisam trocar arquivos com o Windows. Podemos resumir as diversas vantagens de usar o sistema em alguns tópicos:

  • É de graça: por ser um software livre, o Samba trabalha com uma licença que permite seu uso completo gratuitamente, independente do tamanho da empresa ou servidor;
  • É aberto: por fazer parte da iniciativa open source, o Samba permite grandes alterações no código, fazendo com que ele seja mais aberto a novas funcionalidades;
  • Conversa com diferentes sistemas operacionais: a característica mais básica do Samba é promover a troca de arquivos entre diferentes sistemas;
  • Permite o controle de acesso: o Samba permite a criação de usuários - ou grupos de usuários - que podem criar e acessar arquivos específicos controlados por senha.
  • Pode ser usado como FTP: no Ubuntu, o Samba pode ser usado como um servidor FTP para o controle de arquivos remotamente.

Para que seja possível aproveitar ao máximo a capacidade do Samba, é necessário entender bem como ele funciona e como explorar seu potencial. Por isso, antes de trabalhar com esse sistema é importante que a equipe de TI faça um curso e esteja bem preparada para as possibilidades que o Samba pode trazer.

Quer aprender mais sobre o Samba? Conheça nosso curso e descubra diversas possibilidades!




Tags #Linux #Samba 4 #Rede #Compartilhamento




Gostou? Quer receber notificações dos nossos posts ?





Certificação Linux é uma empresa Parceira Autorizada dos programas oficiais de treinamento do Linux Professional Institute e CompTIA. Isso é credibilidade e segurança para você. Nossos Clientes Nossos principais clientes: Algar, Ambev, Embratel, Banco do Brasil, Globo, HP, HSBC, Itaú, NET, Petrobras, Bradesco, Vivo, TIM, UOL, USP, Caixa, Correios. Depoimento do Luis Fernando Targas
Depoimento do Mateus Schott
Depoimento do Daniel Lenharo
Depoimento do Waldo Eller
Depoimento do Paulo Ramos
Depoimento do Luiz Melo