Você conhece o Nagios?

Monitore seus servidores e ativos de rede

Nagios é um sistema de monitoramento que se tornou muito popular entre as pequenas empresas. Ele é muito comum em provedores de serviços de Internet, instituições de ensino, órgãos governamentais, instituições de saúde e instituições financeiras. Anteriormente chamado de NetSaint, o Nagios foi desenvolvido por Ethan Gelstad e refinado por vários colaboradores.

Nagios é um sistema Open Source de monitoramento de redes de computadores que permite que os problemas detectados possam ser corrigidos rapidamente. Ele foi projetado para o uso com o sistema operacional Linux, mas que também pode trabalhar em sistemas baseados em Unix.

Quer saber mais sobre o Nagios? Acompanhe no post de hoje! 

Como o Nagios Funciona?

O Nagios executa verificações periódicas sobre os recursos e serviços especificados pelo administrador da rede. Os recursos que podem ser monitorados incluem o uso da memória, uso do disco rígido, a carga do microprocessador e o número de processos em execução no sistema.

Os serviços que podem ser monitorados incluem o Simple Mail Transfer Protocol (SMTP), Post Office Protocol 3 (POP3), Hypertext Transfer Protocol (HTTP), Simple Network Management Protocol (SNMP) e outros protocolos comuns na rede. O programa ainda pode monitorar as variáveis ambientais, tais como temperatura, umidade e a pressão barométrica em conjunto com um hardware de medição ambiental adequado. 

Monitoramento Universal

Você quer implementar uma solução de monitoramento de servidor Linux, os equipamentos de rede, outro para os hardwares, certo? Você precisa de uma solução de monitoramento comum para todos os seus sistemas de TI e serviços. O Nagios irá proporcionar um bom sistema de monitoramento que incluiu plugins para monitorar vários serviços e dispositivos. Por exemplo, ele é capaz de monitorar: Sistemas operacionais como o Linux e o Windows, os recursos do sistema como o CPU, disco rígido, swap, e equipamentos de rede como Switches, Router, VPN, e firewalls, entre outros. 

Solução Open Source

Uma vez que você está expondo todos os seus sistemas em um único software de monitoramento, é preciso se certificar de que você pode confiar nele.

Soluções de Open Source como o Nagios normalmente são exaustivamente testadas e revisadas pela comunidade web para evitar quaisquer potenciais problemas de segurança. 

Relatórios de acompanhamento

Nagios é capaz de gerar vários relatórios de acompanhamento para os administradores e usuários da rede. Esses relatórios podem ser diários, semanais, mensais ou uma análise do andamento do sistema num intervalo de datas personalizado que contenha várias estatísticas de monitoramento. 

Fácil de aprender e de usar

O Nagios possui um painel web de fácil usabilidade. O painel web fornece a saúde geral do sistema, detecta problemas e emite alertas para todos os sistemas da rede. Um sistema de autorização permite que o administrador restrinja o acesso, caso seja necessário.

Para um aprendizado eficiente é importante treinar toda a equipe para o uso do Nagios. O Sistema oferece uma solução de monitoramento fácil de implementar e de aprender, pois para um sistema de monitoramento ser eficiente, você não deve passar semanas tentando descobrir como fazer o software funcionar com sucesso. 

E você? Quer aprender a usar o Nagios? Conheça os nossos cursos!




Tags #Linux #Nagios #Monitorar #Servidores #Rede




Gostou? Quer receber notificações dos nossos posts ?





Certificação Linux é uma empresa Parceira Autorizada dos programas oficiais de treinamento do Linux Professional Institute e CompTIA. Isso é credibilidade e segurança para você. Nossos Clientes Nossos principais clientes: Algar, Ambev, Embratel, Banco do Brasil, Globo, HP, HSBC, Itaú, NET, Petrobras, Bradesco, Vivo, TIM, UOL, USP, Caixa, Correios. Depoimento do Luis Fernando Targas
Depoimento do Mateus Schott
Depoimento do Daniel Lenharo
Depoimento do Waldo Eller
Depoimento do Paulo Ramos
Depoimento do Luiz Melo