10 melhores programas para Ubuntu para ajudar no seu cotidiano
Você que utiliza o sistema operacional Linux, mais especificamente, a distribuição Ubuntu, precisa conhecer os melhores programas para o seu cotidiano.
Os aplicativos e softwares que serão citados neste artigo também podem ser encontrados na maioria das distribuições Linux.
Eles são essenciais para o uso diário, então teste-os no seu desktop. Acompanhe o artigo sobre os melhores programas do Ubuntu. Boa leitura!
Como baixar programas para o Ubuntu?
Existem algumas maneiras de baixar programas no Ubuntu. A primeira delas é pela Central de Programas, que é uma loja de aplicativos, tal como Play Store e App Store.
Na lateral esquerda há uma lista com categorias. Você pode buscar pelo aplicativo que está procurando. Ao selecioná-lo, clique em “Instalar”.
O computador pedirá a senha do seu computador por motivos de segurança.
Outra maneira é por meio do terminal. Você precisa abrí-lo e então inserir o comando:
sudo apt-get install [nome do aplicativo]
Quais são os principais programas Linux?
Existem diversos programas Linux que são essenciais. Separamos abaixo uma lista por categorias:
- Texto: OpenOffice Writer e AbiWord;
- Planilhas: GNumeric e OpenOffice Calc;
- Edição de imagem: GIMP;
- Navegadores de internet: Mozilla Firefox e Google Chrome;
- Edição de áudio: Audacity;
- Player de música: Sayonara;
- Streaming de áudio: Nuvola e Spotify;
- Reprodutor de vídeo: VLC;
- Atividades de escritório: LibreOffice.
Abaixo, separamos uma lista com os 10 melhores programas para Ubuntu. Confira!
10 melhores programas para Ubuntu
Aqui você confere uma série de programas fundamentais para utilizar no seu desktop Ubuntu:
1. Google Chrome
O Google Chrome é um dos navegadores web mais utilizados. No Ubuntu, existem diversas alternativas bem completas e funcionais, mas o Chrome ainda se destaca.
Para realizar a instalação do programa, é preciso acessar o site oficial do navegador, pois ela não pode ser feita através da Central de Programas.
O procedimento é bastante simples, mesmo que não ocorra através da loja de aplicativos do Ubuntu.
2. Spotify
O Spotify é uma plataforma de streaming de áudio, onde se encontram podcasts, playlists e músicas de milhares de artistas.
Ela é a melhor opção disponível nesse sentido, não só por estar disponível no Linux, mas na maioria dos sistemas operacionais.
Existe outra opção chamada Nuvola que permite o uso de outros streamings de música, como Deezer, o próprio Spotify e Amazon Music.
3. VLC
O VLC é uma ótima opção como player de vídeo. A sua qualidade principal é que ele roda a maior parte de codecs de mídia existentes, se mostrando bastante versátil.
Além disso, as configurações possíveis tornam a experiência do usuário personalizada. Por exemplo, é possível aumentar o volume do áudio em até 200%.
Assim como o Linux, o VLC também é um media player de código aberto. Desse modo, os seus recursos são otimizados e expandidos constantemente.
O VLC é encontrado no Software Center. Aproveite!
4. Dropbox
O Dropbox é um aplicativo de armazenamento em nuvem. Para o Linux, ele é o ideal. A sua integração acontece tranquilamente, então não é preciso ficar o configurando para usar no seu computador com Ubuntu.
É possível encontrar o programa no Software Center e também pelo próprio site do Dropbox, bastando apenas escolher o arquivo .DEB.
5. GIMP
Muitas pessoas que usam Linux têm dificuldades em encontrar um software de edição de imagem com muitos recursos, como os programas da Adobe, por exemplo.
O GIMP é o editor de imagens mais completo do Ubuntu, então é a nossa indicação nesse sentido.
Outro ponto interessante e vantajoso do GIMP é que ele se trata de um programa gratuito. Além disso, ele pode ser encontrado na Central de Programas.
6. Kdenlive
O Kdenlive é a melhor opção de edição de vídeos para o Linux. Ele não é repleto de funcionalidades, mas ainda sim é bem eficiente e cumpre com a sua proposta.
Para instalar o aplicativo, abra o seu terminal e digite o código para adicionar o repositório:
sudo add-apt-repository ppa:sunab/kdenlive-release
Depois, insira o código:
sudo apt-get update
E por fim, o comando responsável pela instalação do programa:
sudo apt-get install kdenlive.
7. LibreOffice
O LibreOffice é o melhor aplicativo de escritório para o Ubuntu, visto que o mesmo tem total compatibilidade, vindo instalado junto à distribuição.
Seguindo a estrutura dos programas para o Linux, o LibreOffice também é de código aberto. Dentro dele, é possível utilizar:
- editor de documentos;
- planilhas;
- apresentação estilo PowerPoint;
- ferramenta de matemática;
- ferramenta de gráficos.
8. GNOME/Unity: Tweak Tools
Ambas as ferramentas servem para ajuste da experiência de desktop. Ou seja, a partir deles, é possível personalizar a aparência de seu sistema, aplicando temas e outras configurações
Para desktops da Unity, a ferramenta a ser instalada é o Unity Tweak, que pode ser encontrado no Software Center.
Já para desktops GNOME, é preciso baixar o GNOME Tweaks, também disponível no Centro de Programas.
9. Geary
O Geary é uma ótima opção de e-mail para Ubuntu. Ele tem um design limpo e funciona rapidamente.
O único ponto negativo do e-mail é que ele não pode ser altamente personalizado. Para realizar a instalação do Geary, utilize o comando via terminal:
sudo apt install geary
10. Rambox
O Rambox é o melhor programa de comunicação do Ubuntu. Isso porque, a partir dele é possível acessar muitos aplicativos populares de mensagem, como o WhatsApp, Messenger, Skype, Slack e muitos outros.
Para instalar, acesse o link oficial para download.
Você deseja profissionalizar o seu uso no Linux? Conheça a Certificação Linux: cursos em Linux com estrutura totalmente didática e aplicável. Alavanque a sua carreira. Clique e saiba mais!
Conclusão
Existem diversos programas muito utilizados em sistemas operacionais mais utilizados, como Windows.
Estes mesmos programas podem ser utilizados no Ubuntu. Quando não há o mesmo aplicativo disponível, é possível encontrar substitutos de mesmo peso ou até mesmo melhores.
Agora você conhece os melhores programas para Ubuntu e pode utilizá-los no dia a dia.
Caso tenha gostado deste blog, também recomendamos a seguinte leitura: “Emuladores para Linux: 8 excelentes opções para utilizar”.
Para encontrar mais informações relevantes sobre o universo Linux, acesse o nosso blog!
1 Comentário
Gostei muito, porque uso sistema Linux-Mint, bom acho que as empresas de impressora mundial deveriam facilitar mais a instalação de um software para cada marca, permitindo a sim, melhor aproveitamento, pois a maioria é bem integrado com o sistema Windons e Mac, e Linux eles parecem que não dão muita importância, mas consegui muita progressão com meu Linux -Mint, porque descobri o drive da impressora dentro do app de Boas Vindas do Linux já pré instalado sem dificuldade, coisa que rodei 5 horas os sites do You Tube e nada, muita gente complicando a instalação. Ok