Mude a prioridade de processos no Linux
Você conhece o comando nice e renice ?
É possível alterar a prioridade de execução dos processos, através dos comandos nice e renice. Estes comandos são extremamente úteis em ambientes multiusuário, onde é preciso dar mais ou menos fatias de processamento aos diversos programas dos usuários, para manter um ambiente estável e organizado.
$ nice [-n ajuste_de_prioridade] [comando]
O comando nice ajusta o tempo disponível de CPU de um processo para mais ou para menos prioridade.
No inglês a palavra “nice” quer dizer “legal”. Se o ajuste de prioridade para um processo for um número positivo, quer dizer que ele está sendo mais legal com os outros programas diminuindo a sua prioridade.
Se o ajuste for um número negativo, quer dizer que o programa está sendo menos legal, aumentando a sua prioridade de execução e sobrando menos tempo de CPU para os outros programas.
O ajuste de prioridade possível vai do –20 (mais prioridade / menos legal) até o 19 (mais legal, menos prioridade).
Se não for passado nenhum valor de ajuste, o comando nice ajustará a prioridade para +10, diminuindo o tempo de execução do processo.
$ nice updatedb &
Neste exemplo o comando updatedb tem menos prioridade de execução.
$ nice –n –10 folha_pagamento
Neste exemplo o comando folha_pagamento será executado com mais prioridade.
O comando renice ajusta a prioridade de execução de processos que já estão rodando. Por padrão, o comando renice recebe como parâmetro o PID de um determinado processo. O ajuste de prioridade é um número inteiro que vai do –20 (maior prioridade) até o +20 (executar qualquer coisa antes deste processo).
As opções mais usuais são:
- -p: Recebe um PID para alterar sua prioridade.
- -u: Recebe um nome de usuário para alterar a prioridade de todos os processos deste usuário em execução.
- -g: Recebe um nome de um grupo para alterar a prioridade de todos os processos pertencentes a este grupo.
- Exemplo:
# renice -1 987 -u daemon root -p 32
Neste exemplo, o processo de número PID 987, PID 32 e todos os processos de que os usuários daemon e root são donos vão ter mais prioridade.
[divider style=’full’]
Aprenda muito mais sobre Linux em nosso curso online. Você pode efetuar a matrícula aqui. Se você já tem uma conta, ou quer criar uma, basta entrar ou criar seu usuário aqui.
1 Comentário
Sim, gostei e muito.
obrigado professor