Arquivo localtime no Linux (define o timezone) [Guia Básico]
O arquivo localtime no Linux é utilizado para se definir a zona de fuso horário, e com isso, alterar o relógio do sistema para a hora local.
Em sistemas baseados em Red Hat (Red Hat, CentOS, Fedora, etc), para alterar uma zona de fuso horário, deve-se excluir o link simbólico /etc/localtime existente, e criar um novo link com o arquivo de zona de fuso horário desejado:
# rm -f /etc/localtime
# ln -s /usr/share/zoneinfo/America/Sao_Paulo /etc/localtime
Ou de maneira mais simples, usar a opção “-sf” do comando ln que apaga o link simbólico anterior ao criar o novo:
# ln -sf /usr/shave/zoneinfo/America/Sao_Paulo /etc/localtime
Neste exemplo, a zona de fuso horário de São Paulo será utilizada pelo sistema.
Uma vez alterada a zona, o relógio ajusta-se automaticamente ao novo horário.
/etc/timezone
Em distribuições baseadas em Debian (Debian, Linux Mint, Ubuntu, etc), a configuração de zona de fuso horário é controlada por meio do arquivo /etc/timezone, que contém a informação de qual é a timezone. Veja o exemplo:
$ cat /etc/timezone
America/Los_Angeles
O texto a ser colocado no arquivo /etc/timezone deve coincidir com nome da zona contida no diretório /usr/share/zoneinfo/:
# echo "America/Sao_Paulo" > /etc/timezone
Depois de alterar o conteúdo do arquivo /etc/timezone, é necessário reconfigurar o pacote tzdata:
# dpkg-reconfigure -f noninteractive tzdata
Variável TZ
A variável TZ também pode ser utilizada para definir a zona de fuso horário do usuário logado e funciona para qualquer Linux.
Se esta variável não estiver configurada, as informações do /etc/localtime ou /etc/timezone serão utilizadas.
Esta variável é útil para configurar informações de Zona de Fuso Horário por usuário. O sistema pode ter um fuso horário, e cada usuário conectado pode ter a sua zona quando logado. Isto pode ser útil num ambiente servidor com usuários espalhados por diversas zonas de fuso.
Veja o exemplo:
$ TZ='America/Miami'; export TZ
$ date
Sat 19 Oct 2019 02:37:07 PM America
$ TZ='America/Sao_Paulo'; export TZ
$ date
Sat 19 Oct 2019 11:38:01 AM -03
Como toda variável de ambiente, para funcionar para os programas executados no shell, ela deve ser exportada com o comando “export”.
Além disso, para que a configuração de timezone através da variável TZ fique permanente, deve ser configurada em algum arquivo de inicialização do usuário, de preferência no arquivo ~/.profile.
Aprenda muito mais sobre Linux em nosso curso online. Você pode efetuar a matrícula aqui. Se você já tem uma conta, ou quer criar uma, basta entrar ou criar seu usuário aqui.
Gostou? Compartilhe
Tag:/dev, bash, certificação, certificaçãolinux, code, Comptia, developer, empreendedorismo, exame, freesoftware, gnu, hack, Linux, linuxfan, linuxfun, linuxmint, lovelinux, LPI, LPIC, management, nerd, opensource, php, prova, shell, software, softwarelivre, sql, tech, ti, unix