Comando exec no Linux (executa substituindo o shell) [Guia Básico]
O comando exec no Linux serve para invocar outros comandos, programas ou processos sem criar um processo filho, substituindo o processo atual pelo processo que se deseja executar. Não é algo utilizado com frequência.
Por exemplo, se você estiver no terminal e digitar o comando exec ifconfig, obterá o resultado do comando ifconfig, mas não terá mais o shell em seguida, pois o processo Bash será substituído pelo ifconfig:
$ exec ifconfig
en1: flags=8863<UP,BROADCAST,SMART,RUNNING,SIMPLEX,MULTICAST> mtu 1500
ether c8:bc:c8:dc:c1:05
inet6 fe80::cabc:c8ff:fedc:c105%en1 prefixlen 64 scopeid 0x5
inet 10.0.1.5 netmask 0xffffff00 broadcast 10.0.1.255
nd6 options=1<PERFORMNUD>
media: autoselect
status: active
[Processo concluído]
O exec é um programa legado “velho”, no tempo em que criar um processo filho ao se executar um programa consumia uma memória escassa e uma CPU compartilhada lenta. Ele simplesmente copia o “binário” do programa que executa por cima do processo que está em execução, evitando alguns ciclos de CPU para se criar cabeçalho e buffers de um programa filho.
Aprenda muito mais sobre Linux em nosso curso online. Você pode efetuar a matrícula aqui. Se você já tem uma conta, ou quer criar uma, basta entrar ou criar seu usuário aqui.
Gostou? Compartilhe
Tag:/dev, bash, certificação, certificaçãolinux, code, Comptia, developer, empreendedorismo, exame, freesoftware, gnu, hack, Linux, linuxfan, linuxfun, linuxmint, lovelinux, LPI, LPIC, management, nerd, opensource, php, prova, shell, software, softwarelivre, sql, tech, ti, unix