Emuladores para Linux: 8 excelentes opções para utilizar
Um emulador Linux é tudo o que você precisa para conseguir navegar pelas funcionalidades de outros sistemas como Android e desfrutar das ferramentas e jogos que mais gosta.
Mas, para que isso seja possível, é necessário escolher um bom emulador Linux e saber como instalá-lo corretamente.
Pensando em te ajudar, a equipe Certificação Linux desenvolveu este conteúdo completo, com os 8 principais emuladores para Linux que você precisa conhecer e testar. Basta continuar a leitura. Confira!
O que é um emulador linux e para que serve?
Um emulador Linux é um software que permite a utilização de um sistema operacional diferente em paralelo àquele que já existe no seu dispositivo.
Pode ser usado para executar programas mais antigos, que originalmente não são compatíveis com o seu modelo de dispositivo. Ou ainda para jogar e rodar aplicativos que são típicos mobile, de sistemas Android, por exemplo.
Se você já está acostumado a usar Windows e deseja testar o Linux e suas funcionalidades, pode simplesmente utilizar um emulador para Linux e navegar por este sistema sem afetar o seu principal.
O ponto é a facilidade de acesso e funcionalidade que o emulador pode trazer para o seu dia a dia, complementando sua “caixa de ferramentas”, caso você trabalhe na área de TI.
Pode ser que você precise acessar ferramentas próprias do Mac e Windows no seu computador, como os terminais de cada sistema operacional.
Ainda, pode ser que você esteja se sentindo nostálgico e queira acessar um game “antigo” do tempo que você era adolescente.
Assim, o emulador pode proporcionar mais diversão, caso você esteja buscando o emulador com a finalidade de entretenimento.
8 opções de emuladores para linux
Pensando em te ajudar a entender melhor quais são os melhores emuladores para usar no Linux, nossa equipe selecionou 8 opções, que você pode escolher e se adaptar. Confira!
1. GNOME Terminal
O GNOME Terminal, como o nome sugere, é um emulador de terminal, ideal para quem deseja mexer na configuração e segurança do sistema.
Através dele, é possível explorar os diversos comandos Linux e atalhos úteis, para facilitar a rotina de desenvolvimento ou teste de segurança do Linux.
Assim, é possível acessar o terminal Shell sem precisar mudar de área de trabalho gráfica ou interface.
2. Genymotion
Para emular o Android no Linux, a solução é o Genymotion. Este software é simples e leve de executar, por isso tem ganhado fama no meio digital.
Um dos pré-requisitos para que ele funcione é a instalação prévia do VirtualBox, um software de máquina virtual que fará a conexão entre os sistemas.
Feito isso, basta acessar o site principal do software e fazer o download. Siga as instruções de instalação e, se precisar, procure por fóruns e vídeos no YouTube.
3. Hyper-V
Por incrível que pareça, este emulador foi desenvolvido pela Microsoft e pode executar diversas distribuições Linux, além de apresentar recursos exclusivos, como:
- possibilidade de backup em nuvem;
- criptografia e gerenciamento de dados;
- alta segurança e confiabilidade.
A única desvantagem do emulador é o consumo de memória RAM e hardware, que pode não compensar.
4. Anbox
Anbox é outra opção de emulador de Android, que pode ser instalada em container no Linux. Segundo informações disponibilizadas no site oficial, ele é capaz de integrar diversos recursos do GNU Linux.
Assim, o sistema operacional fica totalmente separado do Android e não consome o potencial do seu hardware.
Você pode navegar por qualquer versão Android que precisar, além de ser seguro e integrado, permitindo explorar diversos recursos.
5. QEMU
Um grande diferencial de destaque do QEMU é sua otimização e suporte de hardware. Por ser um sistema estável, desenvolvido a partir de linguagem C, ele tem uma boa estrutura.
Além disso, oferece o salvamento automático — quando sair, tudo estará salvo instantaneamente. Você só precisa reiniciar quando voltar.
Para que tudo funcione corretamente, será preciso uma boa memória RAM e uma potência de CPU razoável, a fim de ter um desempenho uniforme e sem problemas de hardware.
6. Terminator
O emulador Terminator se destaca quando pensamos em organização de terminais em um único espaço — como uma única janela.
Com isso, economizamos tempo, layout e desempenho. É possível também acionar diversos comandos diferentes com o conjunto de atalhos e teclas, que podem facilitar o dia a dia de trabalho de muitos profissionais.
Sua linguagem atual é Java — a versão anterior foi desenvolvida em Phyton. Por isso, ele se torna um emulador mais dependente do que os demais.
7. Tilda
Mais uma opção em emulador de terminal, o Tilda pode ser seu grande aliado em termos de mobilidade e layout — seu diferencial é a característica de movimento pela tela utilizando o controle de teclas espaciais.
Ainda, algo que chama atenção é sua capacidade de personalização. Tanto os seus atalhos quanto a aparência da interface podem ser alteradas do modo que você quiser.
É interessante que a barra de pesquisas que acompanha o software também é inteligente e aceita pesquisas em letras minúsculas e maiúsculas. No geral, você pode ativá-la com o comando F.
Posteriormente, se desejar, pode alterar também essa configuração, conforme as necessidades do seu trabalho ou realidade de utilização.
8. Xterm
O Xterm não é um emulador novo. Ele existe desde 1984, projetado originalmente para sistemas Windows.
Mesmo assim,é totalmente possível instalar o Xterm em pacotes gráficos do Linux, garantindo alta compatibilidade, sem prejudicar o sistema.
É também um sistema de código aberto com função de terminal, que pode executar linhas de comando específicas.
Conclusão
Percebeu como o emulador Linux é uma ferramenta interessante para otimizar e aprimorar as rotinas de desenvolvedores e profissionais da área de tecnologia?
Mesmo que você esteja começando a estudar sobre o universo Linux, ainda assim é possível entender como os emuladores funcionam e fazer alguns testes.
Mas, o melhor modo de aprender sobre Linux, sem dúvidas, é por meio de um bom curso online, com um professor que realmente domine o assunto e seja experiente.
Essa combinação perfeita você encontra em todos os cursos da Certificação Linux, coordenados e ministrados pelo Professor Uirá Ribeiro.