Firewall pfSense: o que é, vantagens e como instalar o software
Se você se interessa por segurança no Linux ou em qualquer outro sistema operacional, sem dúvidas já deve ter ouvido falar sobre o Firewall pfSense.
Mas, o que é, de fato, esse Firewall pfSense e como ele funciona na prática? Ainda, quais motivos você tem para usá-lo no seu dia a dia?
Todas essas perguntas serão respondidas no artigo de hoje da Certificação Linux! Pensando em te ajudar, selecionamos os pontos mais importantes para compartilhar com você. Basta continuar a leitura. Confira!
O que é o pfSense?
O pfSense é um software livre e gratuito que tem como base o sistema operacional opensource FreeBSD.
Esse sistema é perfeito para trabalhar como um linux firewall ou até mesmo como roteador de redes, e funciona também em sistemas Linux.
Desde sua primeira versão em 2004, tem sido muito usado por ser um sistema que pode ser instalado em diversos tipos de hardware.
Além disso, ele atende às necessidades de diferentes negócios por ter a capacidade de expansão através do uso de inúmeros pacotes que podem modelar o uso da rede.
Para que ele serve? Aplicações mais comuns do pfSense
As aplicações mais comuns do pfSense incluem:
- a funcionalidade de roteamento;
- a configuração como servidor, que pode variar entre DHCP e DNS;
- os pontos de acesso WiFi;
- servidor proxy Squid transparente;
- encaminhamento de porta / NAT;
- e possibilidade de um servidor VPN.
Tudo isso é disponível no mesmo dispositivo, que tem inúmeras funções quando somado ao pfSense.
Não só isso, com todas as configurações do software é possível instalar outros programas, de terceiros, para administrar a rede de modo mais completo.
Por que usar o pfSense? Veja 7 vantagens do software
Além de todas as possibilidades de uso citadas acima, existem ainda muitas outras vantagens em utilizar o software Firewall pfSense. De modo simples, elas podem ser classificadas em 7 vantagens principais, como você pode ver a seguir.
1. Flexibilidade
Este software é um dos mais flexíveis no universo dos open source, já que ele permite integrar e adicionar diversos recursos extras como formas de tornar todas as interações ainda mais completas e versáteis.
Tanto que, mesmo sendo um firewall considerado básico, ele pode ser totalmente robusto com as integrações e construções certas.
Se quiser detectar hackers, por exemplo, basta fazer a integração IPS/IDS, com a possibilidade de acionar bloqueios em massa, se precisar.
2. Código aberto
Por ser um software de código aberto, além de ser gratuito, é possível investigar e alterar a sua estrutura, deixando tudo ainda mais personalizado conforme as suas necessidades.
3. Interface amigável
O pfSense é simples de mexer porque ao invés de linhas de código, como normalmente acontece com outros softwares open source, o pfSense garante uma interface web simples de usar que pode ser configurada pelo próprio usuário.
4. Liberdade de hardware
O pfSense permite a instalação em diferentes tipos de hardware.
Isso só ocorre porque ele não é comercializado junto a equipamentos específicos como acontece em sistemas de firewall comerciais.
Como ajuda durante o processo de instalação, o pfSense.org oferece um guia completo de hardware recomendado para as necessidades de cada negócio, especificamente.
5. Pacotes de expansão
Já que funciona em código aberto, o firewall pfSense apresenta uma variedade imensa de pacotes que já permitem a expansão do sistema.
São vários os tipos de acesso permitidos, além de relatórios detalhados da entrada e saída de dados, maneiras de exportação de configurações, e várias outras funcionalidades.
6. Tabela de estado com mais controle
Essa tabela de estado permite que muitos sejam capazes de verificar o tráfego e as configurações das redes usadas.
Apesar de os Firewalls tradicionais já permitem esse acesso, o pfSense consegue um controle muito maior sobre ela graças ao Packet Filtering do OpenBSD.
7. Relatórios de uso
Além da tabela de estado, é possível monitorar todas as estatísticas como:
- o estado atual do firewall;
- rendimento total e individual de todo o sistema;
- tempos de resposta do firewall;
- utilização da CPU;
- e pacotes enviados e recebidos.
Principais recursos do Software pfSense
Assim como alguns outros Firewalls, o pfSense também oferece determinados recursos como monitoramento e bloqueio de certos acessos.
Mas, diferentemente dos demais, ele não é limitado, já que não apresenta um código engessado e fechado.
Pelo contrário, seu código é aberto e pode passar por melhorias constantes, sempre que for preciso.
Outro ponto positivo é a capacidade dele de passar por processos de instalação e configuração fáceis, de modo descomplicado mesmo para usuários leigos.
Ainda, o firewall oferece recursos extras, como a possibilidade de configurar o VPN, as chaves RSA e suas funções e muito mais.
Passo a passo para instalar e configurar o pfSense
Se o passo a passo de instalação e configuração do pfSense, este é o momento de aprender na prática! Você verá que não é nada difícil quando existe uma base sólida para aprender.
No futuro, caso você necessite de outros tutoriais para mexer no software, saiba que existem diversos recursos online, devido ao seu sistema de código aberto e colaboração da comunidade.
1. Pré-requisitos para instalação
Para instalar o pfSense, será necessário instalar antes o software VirtualBox.
Esse passo é bem simples, basta escolher a versão mais recente do VirtualBox e garantir que o modo de instalação seja pelo instalador ISO.
2. Instalando o pfSense
Depois de instalar o VirtualBox, basta seguir esses passos:
- faça a configuração da máquina virtual do software pfSense®;
- configure as propriedades de memória do software;
- realize todas as configurações do disco rígido;
- faça todas as configurações de rede;
- leve em anexo a imagem ISO do software;
- faça a inicialização da máquina virtual pfSense®;
- inicie a instalação;
- retire do anexo a imagem de disco;
- faça a validação da configuração;
- tenha acesso à versão web do software pfSense® no VirtualBox;
- faça a conclusão do assistente de configuração inicial;
- inicie os testes de conectividade com a máquina do usuário final;
- parta para a inicialização da concessão de DHCP.
- pronto!
Como aprender e se aprofundar no pfSense?
Para aprender de modo aprofundado sobre o pfSense, é necessário ingressar num bom curso, que te ensine do básico ao mais avançado.
O curso de Firewall pfSense da Certificação Linux é o melhor lugar para aprender sobre o tema, já que aborda os seguintes tópicos:
- configuração de interfaces no pfSense;
- geração de chaves RSA;
- configuração DHCP;
- DNS server;
- implementação de regras de NAT;
- regras de Firewall;
- realização de serviço de OpenVPN, Proxy Squid e muito mais.
Aprenderá também a habilitar o Portal Captive e fazer a configuração de balanceamento de carga multi-wan, além de entender como funciona o monitoramento de tráfego.
Conheça agora mesmo o curso de Firewall pfSense da Certificação Linux!