Comando tee no Linux (grava dados em arquivo e na saída padrão) [Guia Básico]
O comando tee no Linux recebe dados de uma entrada padrão, grava o que recebeu em um arquivo e ainda envia para sua saída padrão. É utilizado para gravar a saída padrão de um comando em um arquivo e ainda enviar esta saída para outro comando.
Ele resolve o problema de enviar a saída de um programa para um arquivo e ao mesmo tempo para um outro programa.
A opção é:
- -a: Adiciona no final do arquivo o que foi recebido ao invés de gravar por cima.
Exemplo:
$ folha_pagamento | tee folha.txt | imprime_boleto | tee boleto.txt | lpr 2> erros.log
O resultado do programa folha_pagamento é gravado pelo tee no arquivo folha.txt e enviado para o programa imprime_boleto. Por sua vez o programa imprime_boleto redireciona sua saída para o segundo tee que grava o resultado no arquivo boleto.txt que também é enviado para o programa lpr que imprime os boletos. Se houver erro na impressão, este erro é gravado no arquivo erros.log.
Aprenda muito mais sobre Linux em nosso curso online. Você pode efetuar a matrícula aqui. Se você já tem uma conta, ou quer criar uma, basta entrar ou criar seu usuário aqui.
Gostou? Compartilhe
Tag:/dev, bash, certificação, certificaçãolinux, code, Comptia, developer, empreendedorismo, exame, freesoftware, gnu, hack, Linux, linuxfan, linuxfun, linuxmint, lovelinux, LPI, LPIC, management, nerd, opensource, php, prova, shell, software, softwarelivre, sql, tech, ti, unix