Linux Firewall: O que é? Quais as melhores opções?
Você já sabe o que é o Linux Firewall? Para entender melhor, basta analisar o quanto a internet e o compartilhamento de dados cresceram ao longo dos anos, desde quando foram desenvolvidos na década de 90.
Hoje, segundo o Instituto Insper, já são cerca de 5 bilhões de usuários ativos — mais de 60% da população mundial. Isso é um grande avanço social e econômico!
Porém, com tanto crescimento e distribuição de informações, surgiram também os sistemas maliciosos.
Eles buscam roubar e manipular dados de forma ilegal, prejudicando não somente o universo online, mas afetando vidas no “mundo real”.
Por isso, algumas ações precisaram ser tomadas para proteger os usuários e as informações confidenciais que eles compartilham.
No sistema Linux, por exemplo, são usados Firewalls altamente estruturados, capazes de manter todo o sistema seguro e intacto. Apesar de ser algo muito útil, muitos ainda têm dúvidas sobre ele, como:
- Afinal, o que é o Linux Firewall?
- Qual a importância do Linux Firewall?
- Qual o melhor firewall para Linux?
- Como estruturar o Linux Firewall?
Todas essas perguntas serão respondidas no artigo de hoje! A equipe Certificação Linux desenvolveu este artigo completo, com tudo o que você precisa saber. Acompanhe e confira!
O que é um Linux Firewall?
Um Linux Firewall é um sistema de defesa automático, implementado no Linux e administrado pelo usuário principal, que define quais dados serão permitidos e quais regras serão aplicadas.
A partir dessa definição inicial, o sistema “aprende” e executa as etapas sozinho, protegendo a sua rede.
Para ficar fácil, lembre-se de firewall como uma “parede de fogo” que protege o fluxo de dados. Antes de qualquer usuário ou informação acessar a sua rede, precisa passar por ela.
A importância de ter conhecimento sobre Linux Firewall
A segurança da informação no Linux tem sido cada vez mais discutida — é realmente um assunto em alta. Por isso, se você é um profissional de TI, entender como aplicar a metodologia de Linux Firewall pode ser um grande diferencial na carreira.
Ainda, permite que dados sigilosos de empresas e redes sejam mantidos seguros, impedindo tentativas de ataques e invasões maliciosas.
Assim, você pode se especializar na metodologia e se destacar no mercado de trabalho, além de proteger e garantir um bom resultado para empresas desse segmento.
Qual é o melhor firewall para Linux?
O melhor Firewall para Linux é, sem dúvidas, o Iptables. O Iptables nada mais é do que uma ferramenta para filtrar pacotes e decidir qual será o destino deles.
Ainda, ele permite diversas configurações diferentes ao tratar os pacotes, que podem ser estilizados e filtrados como parte de uma rede toda, de um sistema ou apenas de um equipamento, por exemplo.
O custo benefício deste sistema, em especial, chama atenção. Ele pode ser facilmente adaptado para qualquer tipo de empresa, rede ou necessidade, conforme a realidade encontrada pelo profissional.
Como configurar firewall linux iptables no CentOS
Quando falamos em iptables, uma dúvida muito comum é como configurá-lo no CentOS, que é uma das opções de sistemas operacionais para o Linux.
A verdade é que configurá-lo é muito simples. Antes, porém, é importante desinstalar qualquer outro Firewall já existente na máquina, para que não haja nenhum conflito.
Faça isso através do privilégio sudo e “systemctl stop firewalld”, acionando o comando “sudo yum install iptables-services”.
4 Linux Fw que também merecem a sua atenção
Apesar de o iptables ser o melhor de todos, ainda existem outras opções viáveis em Firewall Linux que você pode escolher. Listamos os 4 mais famosos abaixo.
UFW
O UFW é o firewall do Ubuntu, outra distribuição Linux. Sua abreviação UFW provém do nome Uncomplicated Firewall, e tem a promessa de descomplicar este sistema para o usuário.
Por isso, ele é mais simples de mexer que o iptables e pode ser uma ótima alternativa caso você ainda esteja aprendendo e mergulhando no assunto.
Ele ainda oferece informações detalhadas sobre eventos entrantes, de saída, endereços de IP, tamanhos dos pacotes encontrados, tempos de resposta e expiração, protocolos e portas de comunicação.
Douane
O Douane é ainda outra alternativa viável, que permite o controle de situações como o bloqueio de aplicativos e conexões de rede.
Tudo isso é definido de modo muito simples, utilizando a interface de botões “permitir” e “negar” que o próprio sistema oferece, a fim de criar regras pré-programadas.
Essa interface é o grande diferencial do sistema. Apesar disso, outra situação o torna inacessível para os usuários iniciantes: a instalação e falta de atualizações para baixar automaticamente.
O ponto negativo é ter que baixar manualmente cada pacote do sistema e instalá-lo separadamente — algo que pode ser trabalhoso e demorado.
IPFire
A vantagem do IPFire é a agilidade e versatilidade. Apesar de ser classificado como um sistema operacional tal qual Ubuntu ou Debian, sua fama é por ser perfeito para uso como Firewall.
Por essa questão, ele é extremamente completo e conta com recursos únicos, que podem ser aplicados em diversos contextos para promover segurança.
Com ele, o usuário pode criar redes, servidores e regras para a aplicação em rede, além de serviços de hospedagem em outros servidores.
pfSense
O firewall pfSense tem funções de roteador e é baseado no FreeBSD. Além disso, apresenta uma interface mais “clean” e acessível.
Ainda, devido a tanta história e processos de desenvolvimento, o pfSense é um dos mais bem documentados. Por este fato também existe uma grande comunidade de suporte e de usuários do pfSense — algo ideal para tirar dúvidas.
Leia mais: Firewall pfSense: o que é, vantagens e como instalar o software
Fique de olho em fóruns e comunidades sobre Linux Firewall
Se você quer ficar por dentro de tudo o que acontece com os Firewalls Linux e obter as respostas para as suas principais dúvidas acerca do tema, precisa conferir os fóruns e comunidades de cada firewall.
Caso você tenha decidido que o iptables é o perfeito para você, por exemplo, acesse os fóruns sobre ele.
Lá, será possível acompanhar as principais atualizações, bugs e soluções encontradas por outros usuários e até por desenvolvedores do software.
Ainda, pode escolher fóruns de comunidades mais abrangentes, que falam sobre todo tipo de firewall, para ficar antenado sobre as tendências e possibilidades.
Um bom exemplo de fórum para se manter atualizado é o Brazil Firewall And Router, da comunidade Viva o Linux.
Nele, você encontrará diversos tópicos de discussões antigas e recentes sobre o tema, com o objetivo de aprender cada vez mais.
Conclusão
Percebeu como entender sobre Linux Firewall é simples? Basta adquirir os conhecimentos exatos sobre o tema em uma fonte confiável como a Certificação Linux!
Você aprendeu sobre a importância desses sistemas e quais são os principais, além de como instalar e utilizar fóruns de informação a seu favor.
Se você gosta de conteúdos sobre Linux, tendências de tecnologia e carreira no mercado de TI, precisa conferir o blog Certificação Linux!
Nele, compartilhamos artigos gratuitos, que te ajudam de modo prático e aplicável. Ao final de cada leitura, você terá uma visão totalmente diferente sobre os assuntos!
Alguns que podem te interessar, especialmente se está iniciando no universo Linux, são: