Como atualizar seu Debian/Ubuntu
Você conhece o comando apt-get ?
O comando apt-get (Advanced Package Tool) é um gerenciador avançado de pacotes. Ele pode utilizar arquivos locais ou remotos para realizar instalação ou atualização de pacotes. Desta maneira é possível atualizar todo o sistema Debian via ftp ou http. Este gerenciador também mantém informações dos pacotes e suas dependências.
Devido a sua facilidade de operação, o apt-get é o método preferido para se manipular pacotes. Este utilitário oferece dezenas de opções configuradas no arquivo /etc/apt/apt.conf.
O arquivo /etc/apt/sources.list contém os locais onde o apt-get encontrará os pacotes, a distribuição verificada (stable, testing, unstable, Woody, Sarge) e a seção que será copiada (main, non-free, contrib, non-US).
Abaixo um exemplo simples de arquivo /etc/apt/sources.list com explicação das seções:
deb http://www.debian.org/debian stable main contrib non-free
deb http://nonus.debian.org/debian-non-US stable non-US
No arquivo /etc/apt/apt.conf podemos especificar opções que modificarão o comportamento do programa apt-get durante a manipulação dos pacotes.
O apt-get utiliza uma lista de pacotes para verificar se os pacotes existentes no sistema precisam ou não ser atualizados. A lista mais nova de pacotes é copiada através do comando apt-get update.
O apt-get é muito útil, pois o administrador não precisa copiar manualmente da Internet o pacote que deseja instalar, muito menos lidar com as dependências, desde que o que ele precisa esteja nos repositórios indicados no sources.list.
As opções mais frequentes deste utilitário são:
-d: Baixa os arquivos, mas não instala. É útil para baixar grandes volumes de pacotes para posterior instalação;
-s: Simula a instalação dos pacotes, mas não realiza modificações;
-y: Responde afirmativamente por todas as perguntas feitas durante o processo de instalação/desinstalação dos pacotes.
Os comandos mais frequentes são:
- dist-update: Este comando faz a atualização automática do sistema Debian;
- install: Este comando instala um determinado pacote especificado pelo nome;
- remove: Este comando remove um determinado pacote especificado pelo nome;
- update: Este comando faz uma lista de todos os pacotes disponíveis. O processo é feito automaticamente antes de qualquer modificação nos pacotes;
- upgrade: Este comando é utilizado para fazer uma atualização segura do sistema, pois ele não instala pacotes que podem causar algum conflito ou falha nos arquivos de configuração.
Exemplos:
# apt-get install airsnort
Instala o pacote airsnort.x.y.deb. Este comando aceita instalar mais de um pacote separando os nomes por espaços. Somente é preciso especificar o nome do pacote, sem a versão (X), revisão (Y) e sufixo (.deb).
Se for preciso, o apt-get irá instalar automaticamente as dependênciasnecessárias para o funcionamento correto de um pacote.
O apt-get pode atualizar toda a sua distribuição de uma forma inteligente e segura. Ele lê a listagem de pacotes disponíveis no servidor remoto, verifica quais estão instalados e suas versões e atualiza os pacotes antigos.
# apt-get upgrade
A cópia dos arquivos poderá ser feita via ftp, http, cópia local dos arquivos no disco rígido ou CD-ROM
Aprenda muito mais sobre Linux em nosso curso online. Você pode fazer a matrícula aqui com trial de 7 dias grátis. Se você já tem uma conta, pode acessar aqui.